top of page

A falta de estruturas de apoio a crianças e jovens com deficiência mental no concelho de Mirandela levou a que um grupo de pais, amigos e educadores, em 1997, orientados pela Drª. Narcisa Ferreira de Magalhães Castro,  congregassem esforços no sentido da criação de uma resposta social adequada a este público-alvo.​​​

​​

Foi feita uma Assembleia de Pais, Amigos e Educadores no sentido de se organizarem e criarem as bases de uma Instituição. Desta forma procedeu-se à sensibilização do meio e autarquias locais para o problema da deficiência mental; formação de uma Comissão Instaladora; elaboração de propostas de sócios; levantamento do número de cidadãos com deficiência mental no concelho de Mirandela e levantamento do número de abonos complementares pagos pela Segurança Social.

​​

​​

 

​​

 

Negociaram-se vários Protocolos de Cooperação com diferentes Instituições e Autarquia (Instituto da Segurança Social I.P., Câmara Municipal de Mirandela, Instituto Piaget, Escola Secundária, Centro de Saúde, Centro de Emprego) fundamentais ao arranque e funcionamento do projeto.

 

 

 

 

 

Em 2000 a APPACDM de Mirandela passou a Associação Autónoma por escritura pública com estatutos próprios.

 

HISTORIAL...

bottom of page