top of page

A APPACDM de Mirandela está vocacionada para dar atendimento a pessoas com deficiência mental. Tem em funcionamento as seguintes respostas sociais: Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Residência Autónoma e Lar Residencial para vinte e quatro clientes.

Respostas Sociais ...

O CAO dá apoio a trinta cidadãos com deficiência mental, cujas capacidades não lhes permitam a passagem a uma formação profissional e/ou emprego protegido. Tem como objetivo principal proporcionar a estas pessoas atividades socialmente úteis, com vista à valorização pessoal e aproveitamento das suas capacidades remanescentes quer na perspetiva de uma eventual integração, se possível, no regime do emprego protegido, quer na perspetiva de manter as pessoas simplesmente ativas e interessadas, maximizando a sua autonomia e bem-estar.

Serviços prestados:

-Refeições; Apoio à 3ª pessoa; Administração terapêutica; Transportes; Articulação com os serviços de saúde.

Atividades desenvolvidas:

-Atividades estritamente ocupacionais; Atividades socialmente úteis; Atividades de desenvolvimento pessoal e social;  Atividades lúdico-terapêuticas.

 O Lar Residencial irá prestar apoio a pessoas com deficiência mental, que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar promovendo condições de vida e de ocupação que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida adequadas às necessidades específicas de cada um.

O novo Lar Residencial para 24 clientes, fica situado no Bairro de São Sebastião em Mirandela, e está a ser construído através de candidatura à medida 6.12 - Prorama de Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social do POPH (Programa Operacional Potencial Humano).

Desde Novembro de 2004, a APPACDM de Mirandela, presta também apoio a jovens com Deficiência Mental privados do seu agregado familiar “normal”.


Os objetivos desta resposta social são: promover o funcionamento em conjugação com as outras estruturas e ainda com a família; criar um ambiente acolhedor, atendendo às interações do grupo e à inter-ajuda; integrar os clientes no meio envolvente e nas suas atividades; proporcionar a participação em atividades do quotidiano, colaborando na realização de tarefas da vida diária; estimular a autonomia pessoal e a inserção social dos clientes; e ainda criar condições para a manutenção e o desenvolvimento das capacidades individuais.

Serviços prestados:

- Cuidados de higiene e conforto pessoal; Serviço de alojamento; Alimentação, higiene e conforto;  Tratamento de roupas; Articulação com serviços de saúde; Administração da medicação prescrita; Acompanhamento Psicossocial (serviço de psicologia e serviço social);

Atividades desenvolvidas:

- Atividades Lúdico-recreativas;  Atividades do Quotidiano;  Atividades Desportivas; Atividades de Socialização; Culturais, Religiosas e Espirituais, Inteletuais e Festivas.

​Centro Atividades Ocupacionais

(CAO)

Residência Autónoma (RES)

Lar​ Residencial

A imensa  procura por soluções adaptadas e intervenções multidisciplinares por parte das famílias de pessoas com deficiência mental e comunidade levou a APPACDM de Mirandela a procurar adequar e enriquecer as suas respostas à população com deficiência de forma a constituir alternativas às situações familiares mais disfuncionais.

 

Na vanguarda da qualidade de vida das pessoas que nos procuram, a APPACDM de Mirandela criou um Gabinete de Atendimento Integrado (GAI) que  tem como objetivos:

·         Fazer a avaliação de casos, através de um conjunto de técnicas e estratégias especificas;

·         Realizar apoio individualizado ou em grupo, através de uma intervenção terapêutica adequada, consoante as problemáticas diagnosticadas;

·         Proceder ao encaminhamento de casos e desenvolver uma função de mediação junto dos organismos competentes;

·         Desenvolver e valorizar as parcerias locais para encontrar soluções mais eficazes para os problemas e necessidade identificadas;

·         Recolher informação que permita produzir diagnósticos de caraterização local da situação das pessoas com deficiências ou incapacidade;

·         Identificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas.

Este projeto destina-se a todas as pessoas com deficiência mental, crianças, jovens, adultos, idosos que necessitem de um diagnóstico, encaminhamento ou  intervenção integrada/adaptada às suas necessidades.

O GAI, possui uma equipa multidisciplinar que atua especificamente nas áreas de:

·         Psicologia

·         Serviço Social

·         Terapia Ocupacional

·         Ateliês Terapêuticos

·         Estimulação sensorial (sala snoezelen)

Gabinete de Atendimento Integrado (GAI)

OUTRAS RESPOSTAS...

A APPACDM de Mirandela em 2004 deu início a um projeto pioneiro chamado Escola de Pais. A ideia nasceu em 2003 após, se ter detetado, por parte das famílias uma grande procura às respostas sobre, como lidar com os filhos com deficiência, e principalmente pela busca incessante por uma palavra de consolo e de ânimo perante a dor e desorientação.

Hoje dez anos depois, acreditamos que a implementação deste projeto possibilitou o levantamento e discussão de várias temáticas que levaram a uma constante troca de ideias e partilha de experiências entre pais e familiares de pessoas com e sem deficiência e, sobretudo, contribui para a sensibilização e esclarecimento de pais, familiares e técnicos para a problemática da deficiência e a desmistificação de tabus e de mitos sociais.

Por isso e após constantes solicitações por parte de várias famílias, a APPACDM de Mirandela reabre a ESCOLA DE PAIS, não como uma simples Escola de Pais, mas como um espaço aberto à comunidade destinado à troca de experiências e reflexões, uma espécie de Tertúlia reflexiva sobre o que terá mudado nas mentalidades dez anos depois. Quais os medos e os anseios das famílias? O que reserva o futuro? O envelhecimento da pessoa com deficiência mental? A crise social e económica. A crise de valores? São alguns dos temas em aberto.

Escola de Pais

bottom of page