top of page

Os nossos Projetos ...

 

Projeto "Turismo Social Sustentável" 2012

​​

Este Projeto consiste:

 

- Abordagem Inovadora de Turismo Social Sustentável para famílias que tenham pessoas com deficiência a cargo;
- Desfrutar dos Hotéis e Casas de Turismo Rural do Nordeste Transmontano, a preços acessíveis;
- Proporcionar serviços específicos no sector turístico, adaptado às particularidades de cada caso;
- Incentivar os Hotéis e Casas de Turismo Rural a promover o turismo para pessoas com deficiência e suas famílias ao longo de todo o ano;

- Desenvolvimento económico e coesão social entre Unidades Hoteleiras e a Instituição;
- Igualdade de oportunidades;
- Interacção com a comunidade, integração em áreas culturais e recreativas;
- Desenvolver competências sociais de ocupação, bem-estar e lazer às famílias de pessoas com deficiência;

Atividades a oferecer:

- Hipoterapia;

- Atividades de Ecológicas/tradicionais;

- Caminhadas;

- Exercício físico Individualizado;

- Atividades gastronómicas;

- Atividades turísticas;

- Dar a conhecer os produtos da terra;

- Turismo rural transmontano.

 

 

 

Projeto "Melhor Ambiente Mundo Diferente "

Prémio BPI Capacitar

A ideia do projeto surgiu da necessidade de mostrar à comunidade que esta população alvo era capaz de, com orientação, intervir na sociedade dando o exemplo de que através da recolha de resíduos e posteriormente a sua reciclagem se pode contribuir para um melhor ambiente.

Projeto "Arredonda"

Worten, SIC e Humanitas 2010

​A Worten, em parceria com a SIC e a Humanitas, lançou o projeto “Arredonda”, uma ação de responsabilidade social com base no lema “Este Natal, para ajudar basta arredondar”.

Os portugueses foram convidados a arredondar o valor do seu talão de compra, contribuindo, assim, para a Humanitas ajudar uma instituição de apoio às pessoas com deficiência mental.


Com o “Arredonda” a Worten deu seguimento à sua estratégia de sustentabilidade e sendo bem conhecida a sua preocupação com as causas de natureza social, apoia um projeto de grande dimensão, que se propõe, através da Humanitas, a minorar as carências das instituições que dão apoio a pessoas com deficiência mental.



 

Projeto “Dia Radical em Praia de Trás-os-Montes”

​Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P.

Subprograma Para Todos 2011

A APPACDM de Mirandela através do contato com outras Instituições, pretende proporcionar a pessoas com Deficiência Mental, experiências únicas de realização pessoal, divertimento e igualdade. Neste sentido, esta Instituição vai projetar a troca de experiências entre pessoas com deficiência, técnicos e colaboradores que os acompanham. Vai permitir também a divulgação desta Zona Rural, um belo local Transmontano com Praia Fluvial que proporciona todas as condições de envolvimento e acessibilidade para pessoas com deficiência (Bandeira "Praia Acessível").

Nesse sentido pretendemos com este projeto mostrar que nada é impossível e mostrar também novas realidades de vivência.

Projeto "Aprender a Ser Fazendo"​
​EDP Solidária Barragens 2010



O projeto visa a criação de Ateliês Terapêuticos com o objetivo de permitir aos jovens com deficiência mental desenvolver as suas capacidades sensoriais, percetivas, criativas e motoras.


Visa os valores positivos e também as questões ecológicas através de uma estratégia de REPENSAR, REEDUCAR, RECRIAR, REDUZIR, RECICLAR, RECONSTRUIR E RECONHECER. Ou seja, através da convivência e do trabalho pedagógico e sócio-terapêutico, num contexto comunitário de cariz semi-rural, contribuir para a autonomia, auto-suficiência e auto-estima, no sentido de cada um se converter  num membro social digno, útil e produtivo (respeitando sempre os potenciais e caraterísticas de cada um), tendo em conta três condições indispensáveis para que um ser humano/cidadão se sinta verdadeiramente incluído: uma FAMÍLIA, uma OCUPAÇÃO e um GRUPO SOCIAL.



Para a concretização destes objetivos, a Instituição pretende transformar algumas das salas em Ateliês Terapêuticos onde serão desenvolvidas atividades de criação e montagem consoante as capacidades, aptidões e gostos de cada jovem a incluir neste projeto. As salas serão transformadas em 4 ateliês de confeção:

1. Costura: Criação de bonecos de trapo, pegas, palhaços;
2. Feltro e trapilho: Criação de bonecos de feltro, carteiras, colares, tapetes;
3. Tear: Execução de tapetes e carpetes;
4. Ceras: Confeção de velas decorativas, artesanais e aromáticas.



Assim, estes ateliês pretendem ser um espaço sustentável na medida em que visa a integração em atividades estritamente ocupacionais de 15 jovens, numa primeira fase e mais 4 jovens numa segunda fase.

Sustentável na medida em que posteriormente se pretende a venda dos artigos em feiras, exposições e mercados de rua, de forma a garantir a gratificação da atividade ocupacional aos jovens assim como a compra de material de desgaste. Desta forma pretendemos com este projeto contribuir também para a autonomia e a auto-estima dos jovens com deficiência mental, desenvolvendo atividades que possam ser sócio e economicamente rentáveis e suscetíveis de gerarem sinergias, integração espontânea, e sustentabilidade atenuando ainda efeitos da interioridade e sentimento de incapacidade e exclusão social.
 

 

Projeto "Ateliês Sociais Produtivos 2012"

 

O projeto tem como objetivo a diversificação da aprendizagem e desenvolvimento de destrezas através da introdução de atividades ligadas ao artesanato:

 

- Reciclagem Inclusiva;

- Sabores Tradicionais;

- Artes e Fios;

- Artesanato/Turismo.

 

Aspetos que diferenciam e valorizam o projeto:

 

- Alargar o projeto a Empresas/Entidades Nacionais ou Internacionais de forma a aumentar a venda e distribuição dos produtos/artigos produzidos;

 

- Criar um impacte positivo na comunidade e nas famílias envolvidas, contribuindo para a igualdade de oportunidades;

- Promove a diversificação das atividades já existentes de forma a ser mais inclusivo ao nível das aptidões e gosto dos clientes.

 

- Permite aproveitar melhor as competências presentes nos quadros da Instituição. - Dinamiza atividades de venda em Mercados de Rua e Feiras da Região, para além da loja já existente na Instituição que possui uma oferta alargada de trabalhos.

Projeto "Colónia de Férias" Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

 

Com este projeto a Instituição pretende continuar a dar respostas de qualidade aos nossos clientes, proporcionando-lhes momentos únicos de diversão, escolhidos pelos próprios, podendo desta forma satisfazer as vontades expressas por alguns deles.

 

 

 

 

(Página em construção...)

Projeto "13º Encontro Nacional de CAO's 2013"

 

13º Encontro Nacional de CAO's em Mirandela, projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR. IP

 

Este projeto consiste:

 

 - na partilha de experiências;

 - incentivar ao inter relacionamento social;

 - convívio saudável.

Neste sentido, esta Instituição vai projetar a troca de experiências entre pessoas com deficiência, técnicos e colaboradores que os acompanham e que se renova anualmente, entre pessoas que mostram o prazer e a alegria de se reverem e conhecerem.

COLÓNIA DE FÉRIAS da APPACDM de MIRANDELA

 

A APPACDM de Mirandela pretende continuar a dar respostas de qualidade aos nossos clientes, proporcionando-lhes momentos únicos de diversão, escolhidos pelos próprios, podendo desta forma satisfazer as vontades expressas por alguns deles.

 

Projeto co-financiado pelo programa de financiamento a projetos pelo INR.IP
 

Mais uma iniciativa a promover a inclusão social.

RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS

"NÃO CONTAMINE O AMBIENTE NATURAL, RECOLHER É NORMAL"

 

A APPACDM de Mirandela está de parabéns pois conseguiu a aprovação do seu recente projeto de “Recolha de Óleos Alimentares usados " Não contamine o Ambiente Natural, Recolher é normal", por duas entidades de grande impacto social.

 

O mérito deve-se ao facto deste projeto se tratar de uma ideia simples que se traduz: “Se as pessoas com deficiência se preocupam e dão o exemplo, com a reciclagem, porque é que a comunidade não há-de seguir esse exemplo."

 

Projeto apoiado:

- Fundação EDP, no âmbito do Programa EDP Solidária Barragens 2013.

- BPI Capacitar, no âmbito do Programa Prémio BPI Capacitar 2013.

 

bottom of page